Mas e se o pen drive tivesse uma lixeira, tal qual a dos sistemas operacionais, que permite recuperar arquivos apagados? Ainda não temos isso nativamente, mas o iBin, um programinha simpático e gratuito, dá essa força e cria uma "lixeira portátil" no pen drive.
A instalação é bem simples. Faça o download, extraia o
ibin.exe
para a raiz do pen drive, e execute-o uma vez. O programa criará a pasta de reciclagem dentro do pen drive, e colocará um ícone na bandeja do sistema. A partir de então, sempre que for apagar um arquivo, a caixa de diálogo padrão do Windows será substituída por essa:A primeira opção (Erase it) elimina o arquivo definitivamente, ou seja, é o comportamento padrão, caso o iBin não estivesse instalado, a segunda (Cancel) cancela a operação, e a terceira (Dump into iBin) manda o arquivo para a lixeira. Existem teclas de atalho para essas ações, a saber:
Winkey + E
: apaga definitivamente o arquivo;Winkey + Del
: manda o arquivo para a lixeira;Winkey + Backspace
: restaura o último arquivo mandado para a lixeira.
Shift
e Control
ajudam na seleção).As opções são poucas, porém úteis. É possível definir o tamanho da lixeira no pen drive, a ação padrão para o caso de arquivos duplicados na restauração, rotinas de limpeza automática, e comportamento das teclas de atalho. Para acessar a tela de opções, clique com o botão direito no ícone da bandeja, e em seguida, em Custom Options.
Gratuito e eficiente, o iBin é um excelente companheiro para quem carrega muitas coisas no pen drive.
0 comentários:
Postar um comentário