Melhore seu currículo de TI e esteja preparado para o mercado

| quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Por: Taciana Giesel
Não tem jeito, por mais que você seja um Einstein em programação e informática é preciso saber como escrever suas habilidades e conhecimentos no seu currículo. Parece uma tarefa fácil, mas seu currículo revela muito sobre você. A organização, o design utilizado, a escrita, o bom português, as verdades e mentiras sobre si mesmo (como ser fluente em inglês, por exemplo!) tem muito peso na hora de uma seleção e pode garantir a vaga de trabalho tão almejada.
Confira algumas dicas dadas pela revista Info Online
Elabore mais de um currículo
Os consultores de recursos humanos recomendam que o profissional prepare mais de um currículo para atender a diferentes situações. Se conhecer os requisitos da vaga, deve ressaltar as habilidades e experiências relacionadas com eles.
Apresentação
Seja breve, claro e, ao mesmo tempo, abrangente. Coloque as informações mais importantes sobre a formação e a vida profissional de forma lógica e organizada, para facilitar a leitura. Evite fontes de letras muito pequenas ou cheias de firulas e o excesso de palavras grifadas
Objetivo e Perfil
Decida exatamente o que você quer fazer — a área em que quer atuar ou a posição desejada — e coloque isso como objetivo, logo no início. Esse item facilita a vida de quem vai ler o currículo e, por isso, deve vir após a identificação pessoal — que deve conter apenas seu nome, endereço completo, telefone, celular e e-mail.
Histórico profissional
Essa é a parte mais importante do currículo. É onde você deve colocar os projetos de que participou. Comece sempre pelo último emprego, mencionando o nome da empresa, o período em que trabalhou nela e o cargo ou as funções que exerceu. Se não for conhecida, convém acrescentar uma breve descrição sobre ela (área em que atua, faturamento ou origem). Ressalte a sua contribuição nos resultados positivos que a empresa possa ter obtido.
Formação e idiomas
A formação acadêmica deve conter os cursos de graduação, pós-graduação, MBA e de especialização — só os relevantes para a carreira. Além do nome do curso, é preciso colocar o nome da instituição e o período em que foi feito. Cursos fora do Brasil e as certificações profissionais também devem ser mencionados.
Dependendo da empresa, o conhecimento de outras línguas — em especial, o inglês — é essencial.
Como mandar
O currículo pode ser enviado por correio ou por e-mail, de preferência acompanhado de uma breve carta (ou mensagem) de apresentação, mencionando a pessoa que o indicou — caso tenha uma referência — ou se está respondendo a um anúncio de emprego. Outra opção é mandar o currículo diretamente para o banco de dados da empresa, por meio do seu site. Em alguns casos, é recomendável ter também uma versão em inglês

0 comentários:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br