Nativo do Windows 7 e Vista, ele é responsável por aumentar a velocidade de carga do sistema operacional e dos aplicativos.
Podemos traduzir a palavra 'fetch' como empenho ou esforço. A função SuperFetch, encontrada desde o Vista e muito ativa no Windows 7, torna as operações de carga e execução de programas mais rápidas.
Basicamente, o SuperFetch é um serviço que roda em segundo plano e mantém os aplicativos mais utilizados em um cache de memória cujo acesso é mais rápido que o mais rápido disco rígido que se tenha.
Durante todo o tempo em que o PC é utilizado, o serviço monitora o comportamento do usuário para verificar quais aplicativos são mais acessados. Estes aplicativos são então mantidos no chache e quando o usuário necessita deles, em vez de buscá-los no HD, o Windows irá acessá-los a partir desta memória.
Esse processo é efetuando permanentemente. Assim, quando o comportamento do sistema mudar, a lista também muda.
O SuperFetch é uma das razões pelas quais o Windows Vista utiliza mais memória do que o Windows XP, pois utiliza o conceito de fazer cache na memória física e não na memória de massa, que é o disco rígido, pois sua velocidade é mais rápida do que um disco em cerca de milhares de vezes. Praticamente não houve mudanças em como isso é realizado no Windows 7.
O que acontece se o SuperFetch for desativado
Ao desativar o serviço, a quantidade de memória livre será grande, mas o desempenho cai significativamente. Não apenas o tempo de inicialização do sistema será mais longo, mas também o tempo de carga dos programas.
Ao desativar o serviço, a quantidade de memória livre será grande, mas o desempenho cai significativamente. Não apenas o tempo de inicialização do sistema será mais longo, mas também o tempo de carga dos programas.
Não importa se o computador tem muita memória ou apenas a memória recomendada pela Microsoft. A melhor opção é sempre deixar o SuperFetch habilitado, ainda mais se for no Windows 7, versão do sistema operacional que faz uso ainda mais efeciente desta funcionalidade - é por isso que o Windows 7 apresenta bom desempenho mesmo em netbooks.
Se você usa o Vista ou o Windows 7 e mesmo assim ache que ele está lento demais, verifique se o serviço está habilitado. Para isso, clique em Iniciar e digite Serviços na linha de comando e tecle Enter. Na janela que irá abrir, clique uma vez em qualquer item da coluna direita. Em seguida, digite a letra "s" (sem as aspas) para que seja selecionado o primeiro serviço que inicia com essa letra.
Agora busque o serviço SuperFetch usando o mouse ou as teclas direcionais (setas). Clique duas vezes com o botão do mouse quando localizar.
Na janela que abrir, verifique o item tipo de inicialização. Ele deve estar no modo automático. Pronto, dessa forma o SuperFetch sempre estará ativo.
0 comentários:
Postar um comentário