Aquecimento de Processador como evitar ou consertar

| quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
http://downloadreviewed.com/images/processador.jpg
Dentro do processador, o funcionamento dos transistores naturalmente causa aquecimento, que é proporcional à velocidade de operação. Processadores mais antigos, como os 386 não operavam a freqüências muito altas, e justamente por isso dispensavam qualquer refrigeração especial. Os processadores modernos porém operam a velocidades absurdas. Para refrigerar o processador é usado um cooler:

http://firee2.files.wordpress.com/2008/12/cooler775.jpg
Como pode ser visto na imagem acima o Cooler é composto de um dissipador de calor (responsável por receber o calor do processador)e uma ventoinha que girando em torno de 3000 RPM joga o "ar frio" em cima do dissipador de calor.

O que pode acontecer é o acumulo de poeira entre a ventoinha e o dissipador de calor, evitando assim o resfriamento do processador, que poderá causar lentidão, resets e até a perda do processador. No Setup do computador é possível determinar em qual temperatura que o processador atingir ele irá desligar.

Para saber se o processador esta com uma temperatura maior do que deveria instale o programa Everest em sua máquina e através da opção Sensor verifique a temperatura dos componentes, para saber qual a temperatura máxima do processador visite o site do fabricante e informe o modelo. Veja o caso abaixo que aconteceu comigo:

Um dos computadores de casa apresentou lentidão e desligamento, conferindo a temperatura do mesmo através do Everest vejam o resultado obtido:



 O Everest informou que o processador estava com 83ºC, de cara já deu para ver que estava acima do limite dele (no site do fabricante informava que o máximo era 67ºC), imediatamente o computador foi desligado e ao abrir o gabinete e averiguar o cooler vejam o estado do mesmo:

 Digamos que esle estava um pouco sujo não?

Solução
Mais algumas horas de uso e com boa certeza esse processador teria queimado. Em casos como esse basta limpar o dissipador de calor e a ventoinha com um pano seco e se possível jogar um jato de ar, vejam a imagem do dissipador depois de limpo:



Um pouco melhor né.

E abaixo a quantidade de sujeira que foi retirada do mesmo:


Toda essa sujeira estava atrapalhando a refrigeração do processador, depois dessa limpeza vejam o novo teste no Everest:


Uma queda de 42ºC na temperatura, o suficiente para evitar a lentidão e os desligamentos que a máquina estava apresentando antes. Para evitar esse tipo de problema com a sujeira sempre é bom fazer uma manutenção preventiva nas máquinas, para evitar problemas futuros com perda de equipamento. Verifique também se o processador possui uma quantidade suficiente de pasta térmica para passar o calor para o dissipador. 

Veja no vídeo abaixo a importância do Cooler:

0 comentários:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br