Uma das perguntas mais comuns nos fóruns e comunidades é “como tirar um vírus de um computador”. Para facilitar, resolvi fazer um pequeno tutorial que é praticamente comum a todos os anti-vírus.
1- Escolhendo o antivírus:
Não existe programa melhor ou pior para encontrar vírus no computador. Hoje em dia praticamente todos os antivírus que sofrem atualizações constantes são capazes de pegar todos os principais vírus da Internet.
Eu sempre tomo a decisão de acordo com a máquina do usuário. Se ele tem uma máquina boa e está disposto a pagar pela segurança, eu sugiro sempre o Norton (http://www.symantec.com/redirects/symantec/symantec_br/). Mas se ele não tem como pagar e prefere algo gratuito mesmo tendo uma máquina pesada, eu sugiro o Avast (http://www.avast.com/eng/download-avast-home.html).
Agora, se a pessoa tem um micro mais lento, o antivírus mais leve que eu testei é o AVG (http://free.avg.com/br-pt/download?prd=afg). É esse que eu utilizo no meu computador de casa.
Mas antivírus é como operadora de celular ou posto de combustível. Cada um tem sua marca favorita, então o ideal mesmo é você testar todos e escolher o que melhor te agrada!
2- Evitando os vírus:
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. O melhor método para não pegar vírus é fugir das situações de risco.
Jamais baixe ou execute arquivos que chegam via email Também evite usar programas para gerar senhas de programas pagos. Além de estar usando produto pirata, 99,9% desses crack possuem algum tipo de trojan.
Outra dica importante é sempre passar um antivírus em um pen drive, principalmente se ele foi utilizado em outro computador.
Mas sem dúvida, o mais importante é tentar manter todos seus softwares atualizados, principalmente Windows, navegador e antivírus. Com isso, você evita grande parte dos problemas de infecção.
3- Tirando o vírus do computador
Se o antivírus detectou um vírus em sua máquina, não se desespere. Muito melhor ele ter encontrado do que não ter encontrado (re re re). Lembre-se que o fato do antívirus ter encontrado o vírus não significa que seu computador esteja infectado. A maioria dos vírus quando encontrados é facilmente eliminado do sistema, principalmente quando ele ainda não contaminou a máquina. Para isso, basta apagar o arquivo problemático ou movê-lo para o “Vault” (um “buraco negro” em seu computador onde você pode mover os arquivos para poder recuperá-lo depois).
Quando um vírus infecta seu computador, o único jeito de retirá-lo é varrendo o disco antes de ele entrar no Windows (varrer durante o boot). A maioria dos antivírus sugere esse tipo de análise quando encontra um vírus, mas só vale a pena fazê-la quando o vírus é persistente (você apaga e ele volta). Como ele está na memória, ele sempre retorna mesmo você apagando do disco. Neste caso, é só mandar o antivírus varrer o HD antes da entrada do Windows.
Boa sorte para todos! E lembre-se, melhor do que estar protegido por um bom anti-vírus é ter um backup dos seus arquivos importantes!
0 comentários:
Postar um comentário