Para que serve a “memória virtual” no Windows?

| sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Para que serve a “memória virtual” no Windows?
Basicamente, você utiliza 2 tipos de memórias no seu PC: Memória RAM e o disco rígido (HD). Embora a velocidade de leitura da memória RAM seja muito superior que a do HD, o conteúdo do disco rígido não apaga quando você desliga a energia.
  http://xgrind.files.wordpress.com/2009/03/memoria-ram-ddr2jpg1.jpg


Para um computador funcionar, as 2 memórias trabalham juntas. Normalmente os programas são lidos do HD, processados e jogados na memória RAM para funcionar mais rapidamente.
Quanto mais aplicativos você abre simultaneamente, mais espaço na memória RAM passa a ser utilizada. Se esse valor chegar no limite, os sistemas operacionais pegam o conteúdo da memória RAM que não está sendo utilizada e jogam no HD – esse espaço chama-se memória virtual. Com isso, ele libera espaço da RAM para que outros aplicativos possam usá-la!
Mas aumentar muito a memória virtual não resolve muito o problema de velocidade. Como disse no começo do texto, a velocidade de leitura da memória RAM é muito superior a do HD. Quando você usa muito a memória virtual, o sistema fica mais lento (afinal, ele está lendo os dados do HD e não mais da RAM).
O ideal mesmo é sempre tentar fechar os aplicativos que não estão sendo utilizados e, se possivel, aumentar a quantidade de memória RAM adquirindo pentes de memória com maior capacidade de armazenamento.
Como configurar o Windows para alterar a memória virtual?
O ideal mesmo é optar com que o Windows gerencie o tamanho da memória virtual. Caso o limite esteja preste chegar ao fim, o próprio Windows trata de aumentar automaticamente o tamanho.

Mas mesmo assim você quiser alterar, basta entrar em Painel de controle > Sistemas > aba “Avançado” > Encontrar a opção “Desempenho” > clicar em configurações > aba “Avançado” > Encontrar a opção “Memória Virtual > Alterar os valores. São tantos passos que é melhor que o Windows faça esse serviço para você!
Em quais situações que devemos interferir na opção de memória virtual?
Ao meu ver, só existe uma situação que a intervenção manual é necessário: Quando você possui um outro disco mais rápido no computador. Nesse caso, vale a pena trocar a memória virtual para o  disco mais rápido (por exemplo: de um disco de 5400 para um de 7200 RPM), principalmente se ele estiver vazio.

0 comentários:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br